>>   Menu
  Autoridades
  Avisos de licitações
  Concursos
  Conselhos Municipais
  Contas Públicas
  Documentação/obras
  Documentação/
  tributação
  Leis Decretos Portarias
  Portal de Transparência
  Hino/Bandeira
  Localização
 
   >>   Interesses
  Agência do trabalhador
  Chalé do produtor
  Conselho Tutelar
  CRAS
  Escolas e CMEIs
  Festas do município
  Grupos folclóricos
  Hotéis
  Igreja São Miguel
  Arcanjo
  Junta Militar
  Lendas
  Nossa História
  Unidades de saúde
  Tributação
  Sede Distrital
 
   >>   Secretarias
  Administração
  Agropecuária e
  Abastecimento
  Cultura e Turismo
  Educação
  Esporte
  Família e
  Desenvolvimento Social
  Fazenda
  Meio Ambiente e
  Recursos Hídricos
  Obras e Serviços
  Públicos
  Planejamento
  Saúde
 
   >>  Interno
  Servidor Público
  Webmail
 
>> Notícia

 

Gentileza gera Gentileza
Gentileza gera Saúde Mental

06/11/18

Uma mensagem otimista, que pode ajudar-nos a encarar os dias difíceis.

Um sorriso amigo, em meio a correria e os contatos artificiais do mundo competitivo e materialista.

Um abraço acolhedor em um momento de dor. Um estender de mão quando você sente que o mundo está “pesado”.

Quem são as pessoas ou instituições que procuramos em situações de desespero, de dor, mas também de produção de bem estar? Como um café com a família ou um bate papo em uma roda de chimarrão.

Nas situações acima descritas, identifica-se alguns fatores protetivos apresentados pela ciência, como promotores de saúde mental, como o “Altruísmo”, em que se busca fazer o bem para a comunidade, através da relação baseada na gentileza e empatia (colocar-se no lugar do outro), que produz bem estar tanto para quem recebe a gentileza, como para quem a pratica, pois quando fazemos o bem para o outro há um processo neuroquímico em que acontece a produção no sistema nervoso central, de hormônios do bem. Sim, fazer bem ao próximo, pode ser um dos principais ingredientes da felicidade.

Em dias atuais, marcados pelo consumismo, individualismo, faz-se importante a produção de reflexão que gere comportamentos gentis, solidários, marcados pelo equilíbrio emocional e por relações sociais saudáveis. 
Na contramão dos fatores de risco como suicídio, ansiedade, depressão, violência, está o altruísmo, a solidariedade, em que as relações sociais são fortalecidas pela pratica do bem, pelo interesse mutuo, na felicidade da comunidade, das pessoas que estão próximas a você, possibilitando a formação de uma rede de apoio em que contribui para a saúde emocional do ser-humano.

A campanha gentileza gera gentileza, tem o objetivo de produzir saúde mental/emocional e fortalecer as relações sociais, através da valorização das ações solidárias, de comportamentos gentis, e de preocupação com o bem estar individual mas também comunitário.

No vídeo a seguir, podemos visualizar as ações solidarias realizadas pelos alunos e professores das Escolas Estaduais Fernando Moreira, Dario Veloso, Adão Sobocinski e Nicolau Copernico. Como o objetivo é a mobilização social para a pratica do bem, a associação comercial- ACEM e os comerciantes tiveram participação através da adesão a campanha oferecendo “Descontos com Gentileza”.

Assim, o programa de saúde mental, vinculado a secretaria de saúde, encerra com sucesso mais uma campanha, para tanto, não é o fim, apenas a continuidade de um processo de produção de saúde mental através da valorização das relações humanas, porque, acreditamos que gerar bem estar, felicidade, é uma das formas de desenvolvimento da comunidade.

Texto elaborado pela Psicóloga Ms. Denize Ap. Teixeira- CRP-08/10667
Coordenadora do Programa de Saúde Mental-Mallet

 

Confira os vídeos de lançamento nos links abaixo:

https://www.facebook.com/studiowradio/videos/2158621941123745/

https://www.youtube.com/watch?v=UoJyK88F_wY

 

fonte: www.radiostudiow.com.br

 
   
 
a