>>   Menu
  Autoridades
  Avisos de licitações
  Concursos
  Conselhos Municipais
  Contas Públicas
  Documentação/obras
  Documentação/
  tributação
  Leis Decretos Portarias
  Portal de Transparência
  Hino/Bandeira
  Localização
 
   >>   Interesses
  Agência do trabalhador
  Chalé do produtor
  Conselho Tutelar
  CRAS
  Escolas e CMEIs
  Festas do município
  Grupos folclóricos
  Hotéis
  Igreja São Miguel
  Arcanjo
  Junta Militar
  Lendas
  Nossa História
  Unidades de saúde
  Tributação
  Sala do empreendedor
  Sede Distrital
 
   >>   Secretarias
  Administração
  Agropecuária e
  Abastecimento
  Cultura e Turismo
  Educação
  Esporte
  Família e
  Desenvolvimento Social
  Fazenda
  Indústria e Comércio
  Meio Ambiente e
  Recursos Hídricos
  Obras e Serviços
  Públicos
  Planejamento
  Saúde
 
   >>  Interno
  Servidor Público
  Webmail
 
>> Notícia

 

Mallet continua com o comércio fechado nos próximos dias

31/03/20

Uma reunião realizada na manhã do último sábado (28), com a presença de autoridades do poder executivo e legislativo malletense, bem como representantes do setor comercial da cidade de Mallet, discutiram o que fazer depois de uma semana com o comércio fechado e quais os procedimentos adotados na cidade para conter a propagação do vírus Covid-19.

O Posicionamento adotado segue orientações da Secretaria Estadual da Saúde, onde o Secretário de Estado Beto Preto reforçou sobre a importância dos comércios continuarem com suas portas fechadas, principalmente nessa semana que se espera uma maior proliferação do vírus caso as pessoas não se cuidem e voltem às rotinas normalmente.

Sendo assim, houve a decisão de se manter por mais alguns dias o fechamento do comércio, mas que sejam reavaliadas diariamente, de acordo com as novas informações provenientes dos órgãos de saúde.

Seguindo os mesmos procedimentos, em reunião realizada pelo Comitê de Gerenciamento de Crise, os integrantes destacaram a importância de se continuar com o processo de isolamento, onde a Secretaria municipal de Saúde de Mallet destacou que o município vem seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo as quais o contágio do novo coronavírus está passando 'das ruas' para 'dentro das famílias', motivo pelo qual reforçou a necessidade de ficar em casa nos próximos dias.

De acordo com o prefeito Moacir Szinvelski, uma das grandes preocupações além de garantir a saúde de todos, é como proceder a uma decisão que vem contra a necessidade do comércio local, pois tem a necessidade de voltar a ter a sua rotina normal. “Não é fácil como autoridade máxima do município decidir como proceder nesse momento horrível que estamos passando. Sei que nossos comerciantes necessitam voltar ao trabalho, mas sei também do grande perigo que nossa população estará exposta nesse momento”, explicou Szinvelski a nossa reportagem.

Para o prefeito Moacir agora é o momento mais especial que devemos nos cuidar, pois infelizmente o primeiro caso foi registrado na cidade vizinha de União da Vitória. “ Estamos fazendo de tudo para que esse ‘maldito vírus’ não chegue em nossas famílias. Barreira Sanitária, profissionais da saúde, funcionários efetivos e comissionados da prefeitura municipal e muitas pessoas voluntárias, passam 24 horas do dias fazendo de tudo para que nossa população não sofra com esse mal”, frisou o prefeito Moacir a Rádio Studio W.

Assim, considerando as deliberações, bem como em atenção às recomendações do Ministério Público do Estado do Paraná, bem como do Ministério Público do Trabalho, foi decidida a manutenção das medidas contidas no Decreto Municipal nº 84/2020, com as alterações do Decreto Municipal nº 90/2020, e, assim, continuam liberados os serviços essenciais como supermercados, farmácias, agro veterinárias, postos de combustíveis, bem como os demais comerciantes do município a trabalharem no sistema de “drive thru” e “delivery”, desde que seguidas todas as normativas necessárias para se manter o mais seguro possível e, principalmente, que não se tenha o contato físico com as pessoas, destacando-se que será veiculado no diário oficial em data de 31/03/2020, a Resolução nº 01/2020, da Secretaria Municipal de Saúde, que conterá disposições a serem observadas para o trabalho nos referidos sistemas.

Veja os Decretos Municipais nº 84/2020 e nº 90/2020 na íntegra no site da Prefeitura Municipal de Mallet.

 

 

 
 
   
 
a