Atualmente as discussões envolvem a equipe pedagógica e gestora das escolas, analisando-se as especificidades do momento e considerando a relevância e necessidade da aplicação da avaliação diagnóstica no retorno das atividades presenciais, para redefinir o planejamento e a condução do trabalho pedagógico. Primeiramente será orientado para que os professores desenvolvam a sondagem e o diagnóstico de suas respectivas turmas. Posteriormente a comissão instituída por meio de Decreto Municipal 110/2019 (clique aqui para ler), avaliará a situação para verificar em qual momento será adequado e necessário organização uma avaliação interna a nível municipal. Após os resultados da avaliação diagnóstica, serão traçadas ações e estratégias visando atender as especificidades de cada estudante.
No ano de 2022, com o retorno das aulas presenciais, a aplicação das avaliações diagnósticas para os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram retomadas. Em virtude da adesão do município ao Programa Tempo de Aprender, de inciativa do Governo Federal, o município realizou as aplicações das avaliações diagnósticas, entre os dias, 25 a 29 de abril de 2022, disponibilizadas pelo Ministério de Educação (MEC). A partir dos resultados, as equipes pedagógica, gestora e docente, estarão trabalhando no realinhamento dos planejamentos, com vistas a identificar as potencialidades, fragilidades e adotar estratégias assertivas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
No ano de 2023 a aplicação da Avaliação Diagnóstica para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, ocorreu entre os dias 02 a 05 de maio de 2023. As escolas estão trabalhando a partir dos resultados obtidos, visando identificar as habilidades com maior e menor desempenho. A partir desse diagnóstico, as equipes: pedagógica, gestora e docente, estarão realinhando o trabalho visando fortalecer a aprendizagem dos nossos alunos.
Em 2024, a aplicação da Avaliação Diagnóstica para os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, ocorreu entre os dias 19/03/2024 a 26/03/2024. Os alunos realizaram as seguintes avaliações: 1º ano: Língua Portuguesa e Matemática; 2º ao 5º ano: Língua Portuguesa, Matemática, Escrita e Fluência de Leitura. Nesse ano, a aplicação ocorreu em parceria com o Programa Nacional Criança Alfabetizada, que disponibilizou a plataforma de Avaliações Periódicas do CAED. No decorrer do ano letivo ainda serão realizadas mais duas avaliações sobre a mesma perspectiva, para acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Confira aqui os resultados da Avaliação diagnóstica na rede municipal de ensino.
Prezados Munícipes,
devido a nova gestão e a fim de manter nossos registros atualizados para garantir que possamos oferecer as melhores oportunidades de emprego, solicitamos a todos os candidatos que atualizem seus cadastros e currículos junto à nossa agência do trabalhador a partir do dia 07 de janeiro.