Primeira edição da Avaliação de Fluência 2024 - Segundo ano do ensino fundamental

 

Publicado em: 03/05/2024 15:30 | Fonte/Agência: Secretaria de Educação

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No mês de março do corrente ano, todas as turmas de 2º ano da rede municipal de ensino, participaram da 1ª edição da Avaliação de Fluência. Essa avaliação visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado.

Nesse modelo de avaliação, a criança realiza uma leitura para um professor ou uma professora e tem o seu desempenho associado a um Perfil de Leitor. A gravação da leitura do estudante é feita por meio de um aplicativo do CAEd,  todo o material gravado é processado analisado posteriormente.

Para a análise do desempenho em leitura do estudante, são levados em conta três critérios:

  • precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas;

  • velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades;

  • e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vírgula e a entoação interrogativa em uma pergunta.

Além disso, o estudante pode ter de responder questões sobre o conteúdo do texto que leu. Os resultados alcançados pelos estudantes na primeira edição da Avaliação de Fluência, foram divulgados no dia de ontem na Plataforma CAEd da rede de ensino de acordo com diferentes perfis: Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente, além daqueles que, por alguma razão, não realizaram nenhuma leitura. A partir dessas informações, gestores e professores estão planejando e desenvolvendo estratégias pedagógicas com foco na leitura de acordo com o nível de desenvolvimento de cada um dos seus estudantes.

Confira o resultado geral da primeira edição, nosso município avançou significativamente, o que significa que as crianças estão se desenvolvendo e adquirindo a habilidade da leitura.

Confira os resultados da rede:


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