Oficineiro: Élcio Di Trento
Oficina com tema "A arte de contar histórias e encantar pessoas".
Nos dias 03, 04 e 05/06, está ocorrendo nas Escolas da rede municipal de ensino, uma proposta de contação de histórias pelo oficineiro Elcio Di Trento. Esta ação trabalha a formação teórica e prática na arte de contar histórias e tem como eixo norteador a TÉCNICA DO DIÁLOGO - contador x história/livro x ouvinte.
O ponto de partida está na sensibilização para a descoberta ao eu contador de histórias. O apaixonar-se por si e pelas histórias, mergulhando no mundo do fantástico e reconhecendo-se como parte deste universo.
A consciência desta ação está ligada intrinsecamente ao prazer do contar histórias, onde o respirar, o olhar, a voz e o corpo integram-se à história e geram o diálogo com o ouvinte, provocando-o, e convidando-o a mergulhar no mundo do fantástico; no universo dos livros!
Qual é o objetivo primordial ao contar uma história, se não o de levar o ouvinte a revisitá-la no livro e ali reviver experiências, e encontrar caminhos que o leve a novas aventuras!?
Técnica do diálogo: A técnica do diálogo é composta por três movimentos na ação do contar histórias: A simples narrativa, O corpo e a voz e o livro.
Simples narrativa: A palavra como ponto principal para o contar história. Esta ação foca o que é primordial: A HISTÓRIA! É a relação de diálogo entre o ouvinte e a história.
O corpo e a voz: A incorporação do gesto à palavra. Esta ação apresenta dois focos: A HISTÓRIA e OS GESTOS! É a relação de diálogo entre o ouvinte, o gesto e a história.
O livro: O livro como objeto no contar histórias. Esta ação gera a relação entre o OBJETO LIVRO, a HISTÓRIA e a ILUSTRAÇÃO! É a relação de diálogo entre o ouvinte, a ilustração/livro e a história.
Além da proposta de contação de história para os alunos, na noite de hoje (03/06), haverá uma oficina destinada para os professores e demais colaboradores das escolas da rede!
Confira algumas fotos!
Fonte: EMENTA: PALESTRA CONTRAPARTIDA SOCIAL.