A Prefeitura de Mallet aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que é coordenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU) e executado pela Rede de Controle.
Com a adesão a Prefeitura recebeu o selo de participante e tem acesso ao sistema e-Prevenção por meio da Controladoria Interna, nessa primeira fase foi autoavaliativo. O e-Prevenção visa mapear e diagnosticar a suscetibilidade à corrupção e oferecer segurança para a tomada de decisões.
A organização assume um compromisso consigo mesmo e com a sociedade de que irá implementar as boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e transparência no combate à fraude e à corrupção. Cada mecanismo é associado a um conjunto de práticas, normativas, documentos e atividades que contribuem para que o gestor público tenha mais segurança nas decisões tomadas.
O Prefeito Moacir Alfredo Szinvelski, foi um grande apoiador quanto a adesão do Município ao PNPC. “Utilizar-se de ferramentas que venham nos auxiliar a implementar boas práticas de prevenção de atos de corrupção é muito importante, permite melhorar continuamente a integridade, a ética de todos os envolvidos nesse processo”, afirmou Moacir.
O selo de participante do PNPC está fixado na página principal do site da Prefeitura.
A lista completa de participantes e não participantes do programa estão disponíveis para consulta neste link.
A marca de Participante foi criada para que cada organização que aderir ao PNPC (Programa Nacional de Prevenção à Corrupção) possa também ser um promotor da integridade e da ética, se colocando como exemplo de boa vontade em contribuir para um setor público visto pela sociedade como honesto.
É um reconhecimento à decisão de participar de um processo evolutivo e colaborativo de todo o setor público brasileiro que visa reduzir os níveis de corrupção do nosso País a patamares similares aos de países desenvolvidos.